24 Horas de Cascais , Circuito do Estoril

Então aqui fica o resumo do dia em que me senti um verdadeiro rato a correr numa daquelas rodinhas de que não me lembro o nome neste momento!

Aka

24horas de Cascais, Circuito do Estoril
Ou também o dia em que senti na pele o que são 2 cagagésimos de segundo! (Já explico!)

Se por acaso nesta história eu cometer algum erro não é por mal… mas sim porque o cérebro perde a noção do espaço, horas, distâncias… TUDO… quando se está em sofrimento extremo!

Sentado no sofá sossegadinho a ver TV e a descansar, fiz as minhas contas, distâncias, acumulado de cada volta – “acho que consigo fazer 600km”
Mas sentado no raio do sofá, eu não contei com um factor determinante… o sacana do VENTO! 🙂

Tentei fazer também uma pesquisa nos concorrentes, e houve um nome que me despertou a atenção – Wilson Oliveira. Conhecem o Portugal Divide? Sim, este é o senhor com o melhor tempo até hoje… 1200km em autonomia.. 4 dias e umas horitas.. (sim o mesmo Portugal Divide que me rebentou com o joelho no final de 2018!)
Mais uma vez olhando para os gráficos no computador.. eu não tinha hipótese em confronto directo…treina mais… anda mais… e eu sou apenas um gajo da informática que aproveita os momentos que a mulher vai para o Zumba para fazer uns treinos mais longos! Ahahaha. Tinha quase a certeza que ele iria impor um ritmo elevado no inicio da prova.. e não falhei!

O Início
Começa a prova.. assim que faço a primeira curva levo uma marretada do vento que nem vos consigo explicar.. ainda bem que andei a treinar no Guincho com alerta amarelo! 😀
Tentei apanhar a roda de grupos mais fortes das equipas de estafetas mas o coração falhou-me no momento mais importante do ano (desportivo claro). Para me proteger do vento andava em regimes que não davam para aguentar mais do que algumas horas… fora dos grupos para manter o coração em regimes aceitáveis sentia-me um verdadeiro caracol a rolar a 22km/h numa recta a descer! O coração não estava nos seus dias… passadas 7 horas resolvi desistir e entrar em grupos com andamentos bastante mais reduzidos.

O Início da noite
As noticias que chegavam não eram boas.. cerca de 3 voltas de atraso para o 1º classificado. A única boa noticia é que tinha chegado ao 2º lugar mas ainda não estava garantido.
Se estamos no Circuito do Estoril acho que se deve tentar fazer uma paragens “à Formula 1” não concordam? Vou descrever aqui por palavras o que foram as minhas paragens de 10 segundos:
1) Miriam coloca vaselina na minha boca e nariz
2) Mariana na dá-me um café para enfiar pela goela a baixo
3) João Garcia troca a luz traseira
4) João Miranda troca bidons
5) Mariana coloca um recipiente com quinoa/frango/ovo para comer em andamento
6) Alain continua a cronometrar tempos
7) Pinto arranca novamente
10 segundinhos.. há vídeos para comprovar!

A madrugada 
O vento reduziu e o coração acalmava finalmente passadas quase 12 horas… mas não um acalmar do tipo “morri para a vida e já não subo mais”… não.. eu conseguia finalmente colocar potência nos pedais e o coração respondia proporcionalmente!
Nessa altura andava eu na roda do Wilson para garantir que não iria ficar com mais de 3 voltas de atraso… o 2º lugar estava quase garantido.. cerca de 6 voltas de avanço para o 3º classificado… e foi nesse momento que passou um pelotão… mas um pelotão com uma fúria que eu pensei que o raio do vento tinha voltado! Eu não tinha nada a perder.. o 2º é o primeiro dos derrotados.. e arranquei… olhei para trás e vi que o Wilson não conseguiu acompanhar (mais tarde fiquei a saber que teve problemas de estômago nessa altura). Wilson parou.. e eu continuei num ritmo alucinante… sempre de língua de fora e a espera de falecer a qualquer momento… mas não faleci… e 3 voltas de atraso passaram para cerca de 2 minutos de avanço! Estava em 1ª!
Mas o “Duelo com o trono” chega a todos… e antes de amanhecer foi a minha vez 😊 Voltei a cair para 2º.

O Amanhecer
Continuava a sentir-me bem… e passou mais um pelotão de “motas” por mim… bem cá vai disto! Voltei a chegar ao 1º… mas resolvi passar e não parar na roda para tentar ser eu a ficar com 1 volta de avanço…
Garcia ao telefone:

1minuto
2minutos
3minutos
Mas eu sou um simples humano… e depois de 18 horas de esforço já não estava a aguentar mais o ritmo do pelotão.. descolei

Garcia ao telefone
2:30min
1:30
Pinto: “ok.. eu tentei… vou abrandar e esperar por ele”
Esta atitude até deixou o meu amigo António Miranda surpreendido quando chegou ao meu lado:
AM: Então João? Em primeiro?
JP: Sim, mas apenas 1:30 min e ele vem em pelotão… vou esperar..
AM: Opá!!!!! (algo assim… já não me lembro! 😊 )


1º e 2º novamente juntos… “tá f#da né cara??!!! Dizia eu para o Wilson 😊
A meio da manhã a minha bexiga não conseguia expandir mais… e eu aguardar pela paragem do Wilson para a esvaziar… mas a paragem não aparecia!
Tenho de parar…. Chamei o Antonio à parte… “Antonio.. vou ter de parar para ir ao WC… esperas por mim para me ajudares a recuperar???
AM: Claro!
E assim foi… a minha equipa consegue fazer paragens de 10 segundos e quase fazer uma revisão completa à bike… mas a bexiga não é assim… 30 segs… 1 min… e não parava.
Vamos António!!!!!!!!
E assim foi… O Antonio num esforço de Super Homem a tentar voltar a colocar-me junto ao 1º… mas era o António versus um pelotão de 8 ou 10 ciclistas… não há milagres… o tempo estabilizou.. não baixava dos 2 minutos. 
Mas nisto aparece uma espécie de TGV… e eu vejo senhores com pernas que fazem o dobro das minhas e jerseys a dizer: Marinha.. Exercito.. PSP…. Bora Antónioooo!!!!!!! Tudo ou nada!!!!
Nunca pensei na minha vida fazer voltas como fiz atrás daqueles senhores passadas quase 20 horas de esforço… mas voltei a colar no Wilson… e ouvi um “opá eu não acredito” 😊

Final da manhã
Já tinha repousado um pouco depois da viagem no TGV… o final ao sprint começava a passar pela cabeça de todos… Waaaaaaatttttt? Final ao sprint depois de 24horas??? Sim.. eu pensei o mesmo..
E nesse momento voltei a pensar nos meus momentos no sofá.. a analisar os meus adversários..
“Os números dificilmente mentem… não vou conseguir ganhar isto ao sprint.. ele é superior”
Tenho de fazer algo.. e ataquei… 1…. 2… 3….4 vezes sozinho, outras tantas com a ajuda do Miranda… mas não deu… não ficou para trás.
Fizemos as “pazes”… eu e o Wilson, e com 2 horas para o final.. e 2 adversários partilharam muitas das suas experiências de vida e planos… Portugal Divide… Everestings…TCRs..TransIbéricas…etc etc

23h59min
Última curva para a entrada da meta… Wilson sempre na minha roda a aguardar o meu ataque…
Já alguma vez viram as provas de sprint em pista? Em que os atletas vão para a parte exterior da pista e quase que param? Foi mais ou menos isso… mas sem o relevê 😊
Simulei o primeiro ataque… Wilson acompanhou e colocou-se lado a lado… e lançámos ambos o sprint com cerca de 150metros para a meta!
Ele arrancou melhor.. nos últimos metros senti que me aproximei mas era tarde demais…. 0.200segundos… ou 2 cagagésimos em bom Português.

Sinto que me repito nos agradecimentos de cada vez que faço 24horas.. mas acreditem que sem amigos e família seria impossível para mim.

Certamente me vou esquecer de agradecer a alguém… não fiquem tristes pleaseee 🙂

Amigos e família que não conseguiram passar pelo Estoril mas que me inundaram o telemóvel com cerca de 900 notificações… estão aqui ❤️

António Miranda foste determinante… não teria hipótese de lutar pelo sprint sem a tua ajuda!

A equipa do best… Mariana Gomes de SousaMiriam MarquesJoão MirandaJoão Garcia, Alain, Ana Marisa Barbosa FernandesRita GodinhoMaria Helena Marques… sem vocês não me volto a meter nestas coisas.

Alvaro Magalhaes, prometeste e cumpriste 🙂 Obrigado pela força e visita amigo!

André Alves, a passagem pelo Estoril fez-me recordar muitas das nossas aventuras que ajudam muito em momentos destes.

Mario SoaresHugo JacintoBikeZone LisboaBikezone-setubal BikezoneObrigado por todo o apoio!!!! Uma simples visita para revisão tornou-se num apoio para a prova após uma conversa de café 🙂

Tá feito… 675km… acho que cheguei ao meu limite… #sqn

Link para a actividade no Strava

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s